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Reflexões sobre a TI e sua relação com as Ciências Contábeis


No dia 15 de setembro de 2014, ocorreu, na Unisinos, o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores dos Cursos de Ciências Contábeis do Rio Grande do Sul. O evento iniciou no turno da manhã com um painel sobre a Lei 12.973 – Os impactos na profissão contábil, com os contadores Sérgio Laurimar Fioravante e Marcelo Pohlmann, que trouxeram importantes considerações desta lei e seu impacto na atuação dos profissionais. No turno da tarde, o grupo de professores foi dividido por área de interesse em diferentes oficinas, e uma delas abordava a temática da Tecnologia da Informação. Esta oficina foi coordenada pelos contadores Luiz Dal Molin e Laurise Pugues. A oficina foi dividida em reflexões iniciais sobre a Tecnologia da Informação e a sua relação com a área de ensino, relatadas pelos participantes as suas práticas realizadas em algumas Instituições de Ensino relacionadas à aplicabilidade da Tecnologia, principais dificuldades e sugestões. O grupo iniciou suas reflexões considerando que a tecnologia da informação está muito associada à Contabilidade, e que o contador deve ter habilidade para transformar os dados em informações, sendo que a instituição de ensino é uma excelente oportunidade para que o aluno possa ter contato com a tecnologia e estar mais preparado para o mercado de trabalho. Com relação às práticas desenvolvidas pelas instituições de ensino presentes na oficina, uma delas está relacionada a laboratórios de prática contábil, permitindo a simulação de situações práticas, tanto em aspectos fiscais quanto gerenciais; a utilização de diversos sistemas contábeis e de planejamento tributário, permitindo o contato dos alunos com os principais softwares disponíveis no mercado; o uso ou demonstração de softwares de gestão (ERP) com todos os módulos integrados, utilizados por grandes empresas. Outra prática é a realização efetiva da contabilidade para entidades sem fins lucrativos, com a supervisão de um professor, envolvendo todos os aspectos contábeis, trabalhistas (folha de pagamento), tributários e envio de informações e declarações. Os participantes desta oficina também comentaram sobre as dificuldades existentes para integrar a tecnologia e o ensino da Contabilidade. Foram mencionados os seguintes problemas: laboratórios de informática compartilhados com outros cursos, fato que ocasiona problemas com as máquinas, uma vez que diversos cursos utilizam os mesmos computadores, gerando uma sobrecarga destes equipamentos e dificultando a utilização pelos alunos dos cursos de contábeis; a contratação de um profissional para desenvolver esta disciplina, que precisa ter conhecimentos do sistema para poder passar aos alunos; e programas de softwares, que normalmente são pacotes fechados. Estas foram algumas dificuldades mencionadas pelos professores presentes. Por fim, foram apresentadas as seguintes sugestões: que a tecnologia da informação fosse incorporada ao longo do curso nas disciplinas relacionadas à área contábil, sendo um processo natural ao longo do curso. Também foi mencionada a possibilidade de realização de outros eventos envolvendo as comissões do CRCRS das áreas de Ensino Superior, de Tecnologia da Informação e das organizações contábeis, possibilitando uma maior integração entre as áreas e consequentemente beneficiando o estudante do curso de Ciências Contábeis. Portanto, este foi um breve resumo do que foi tratado na oficina de Tecnologia da Informação durante o Encontro Estadual de Coordenadores e Professores dos cursos de Ciências Contábeis.

Jornal do Comércio - 07/01/2015 - Página 03


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