
Pelo quinto ano consecutivo, as empresas de porte médio foram as que mais cresceram no setor supermercadista gaúcho em 2014, superando as grandes e as pequenas. Segundo Longo, a capacidade maior de investimento e o apelo local destas empresas são os principais fatores para este crescimento. "As empresas médias normalmente são identificadas historicamente com a sua cidade ou comunidade. São pontos de venda em que o consumidor se sente em casa", sugere o dirigente. O presidente daAgas destaca, entretanto, que há espaço para todos os formatos de loja. "O essencial é identificar o que o consumidor daquele ponto está buscando", defende. Um dos expoentes da nova geração de líderes do setor, o diretor da Agas Patrique Nicolini Manfroi, do Super Nicolini, de Bagé, participou da coletiva e contribuiu para a apresentação dos números. Pequenas (até R$ 20 milhões por ano): +10,81% Médias (de R$ 20 milhões a R$ 100 milhões por ano): +13,06% Grandes (mais de R$ 100 milhões por ano): +9,16%
Fonte: Associação Gaúcha de Supermercados