Eza instala sistema de captação de energia Fotovoltaica


A Eza Contabilidade sempre deu grande atenção a projetos e ações práticas de preservação de recursos naturais e cuidado com o meio ambiente. Pois isso sempre teve uma postura pró-ativa neste sentido, sendo muitas vezes pioneira em alguns projetos voltados à responsabilidade ambiental e social.

Neste mês de Junho foi instalado na Matriz da Eza Contabilidade em São Sebastião do Caí, um sistema de placas de captação de energia fotovoltaica.

Com este sistema a Eza será autossustentável no consume de energia utilizada nas instalação da empresa. Foram instalados 40 módulos

Vantagens do sistema:

  • Contribuição com o meio ambiente

  • Geração própria e economia de energia

  • Energia limpa e renovável, todos os dias

  • Créditos na fatura

  • A empresa torna-se assim um micro-fornecedor de energia elétrica, registrado na Aneel.

  • Sustentabilidade em energia elétrica.

Saiba mais:

Diariamente toneladas de energia chegam ao nosso planeta de forma gratuita e limpa. Os raios solares, além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, podem ser aproveitados para a geração de eletricidade.

COMO ISTO É POSSÍVEL?

Através de uma tecnologia chamada fotovoltaica, ou seja, luz transformada em eletricidade.

Para fazer isto, são utilizadas células solares formadas por duas camadas de materiais semicondutores, uma positiva e outra negativa. Ao a tingir a célula, os fótons da luz excitam os elétrons, gerando eletricidade. Quanto maior a intensidade do sol, maior o fluxo de eletricidade.

O material mais comumente utilizado é o silício. Por ser o segundo elemento mais abundante da face da terra, não há limites com relação à matéria-prima para produção de células solares.

A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias. Em sistemas conectados à rede, a energia gerada precisa passar por um equipamento chamado inversor, que irá converter a corrente continua em alternada com as características (frequência, conteúdo de harmônicos, forma da onda, etc...) necessárias para atender as condições impostas pela rede elétrica pública. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.

O termo ‘Fotovoltaica’ é o casamento de duas palavras:

Foto = que tem sua raiz na língua grega e significa “luz”

Voltaica = que vem de ‘volt’ que é a unidade para medir o potencial elétrico.

Não confunda, energia solar térmica com energia solar fotovoltaica!

Na solar térmica, a energia do sol é transformada em calor e é utilizada para o aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc. Neste caso, são usados COLETORES solares.

Na solar fotovoltaica, a energia é diretamente convertida em eletricidade e, neste caso, são usados MÓDULOS solares.


₢ 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monica Ferraz de Almeida