Orçamento Empresarial


Talvez seja a principal ferramenta da gestão empresarial. O orçamento, por mais simplificado que seja, estabelece algumas diretrizes fundamentais para uma gestão moderna.

1 - Foco no objetivo da empresa, em detrimento do objetivo setorial

É a melhor maneira de estabelecer metas claras e desafiadoras para uma utilização inteligente dos recursos e otimização das oportunidades de ganhos para a organização como um todo. O orçamento propicia a utilização das habilidades do coletivo da organização, na redução de custos e despesas, além de maximizar oportunidades que poderiam explorar novos canais de vendas, novos produtos, novos mercados.

Isto acontece exatamente pelo fato de o orçamento empresarial ser uma ferramenta que trabalha ainda melhor quando envolve gestores responsáveis por cada área. E cada gestor conhece melhor que ninguém as necessidades de recursos (gastos, despesas e investimentos) de sua área e também (no caso do comercial) as possibilidades de negócios de cada cliente, cada canal de vendas.

Desta forma, cada gestor soma seu conhecimento geral do negócio, e quem ganha, claro, é a empresa.

2 - Gestão compartilhada

Quando os gestores estão envolvidos na elaboração do planejamento orçamentário, passam, naturalmente, a ser também responsáveis diretos pelas metas e objetivos que eles mesmos estabeleceram.

Temos, então, a gestão orçamentária com a definição clara dos papéis e das resposabilidades.

A fim de equilibrar os interesses de seu departamento (centro de custo) com os interesses gerais da empresa, o grau de controle acaba sendo elevado, tanto por parte dos gestores de cada centro de custo, quanto pelos gerentes de departamento, de forma adequada e coerente.

3 - Indicadores de Desempenho

Outro importantíssimo benefício gerado pela adoção do orçamento empresarial é a geração de dados para a compilação de indicadores de desempenho, que ajudam a empresa a medir se está caminhando para atingir seus objetivos.

Estes indicadores são importantes tanto para a análise do Planejado x Realizado x Histórico (ano anterior), quanto para comparação de despesas e receitas similares de áreas diferentes.

Vale lembrar que as empresas de sucesso, independentemente do seu porte, que trabalham com conceitos de meritocracia, necessitam de um ágil sistema de Indicadores de Performace

4 - Análise dos indicadores

Como sabemos, o orçamento empresarial é a tradução do plano estratégico em números. E, como todo plano, desvios podem (e vão) ocorrer.

A ocorrência de desvios orçamentários não é o problema. Problema é não realizar a rápida identificação destes desvios, bem como prover o tratamento adequado, seja atuando efetivamente sobre a causa básica ou mesmo criando planos de ação para corrigir e recuperar as perdas.

Para isso, é essencial que a empresa tenha estabelecido quais são os níveis de tolerância dos desvios, faça simulações dos cenários possíveis e tenha planos de ação predefinidos adequadamente para atuar quando isso ocorrer.

Autor: Raul Cortepasse


₢ 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monica Ferraz de Almeida