Cruzamento dos SPEDs: sua empresa está preparada?


O Cruzamento dos SPEDs (Sistema Público de Escrituração Digital), realizado pela Receita Federal, é cada vez mais frequente, e o contribuinte precisa estar atento e preparado corretamente para que não tenha que arcar commultas fiscais e demais prejuízos.

Devido à recente possibilidade de queda na arrecadação, a Receita tem feito altos investimentos em tecnologia em relação ao processo de autuação fiscal. Destaca-se que ela não é única, pois vários estados estão elevando a utilização de recursos tecnológicos quando se trata de cruzamento dos SPEDs.

Não é baixo o número de contribuintes que sofrem sanções decorrentes de multas fiscais, e vários empresários, que perceberam a autuação do fisco, estão usando o serviço de cruzamento de dados para conferir autenticidade as suas operações fiscais.

Ressalta-se que o Cruzamento dos SPEDs, quando realizado pelo contribuinte, pode fornecer diversasoportunidades fiscais antes não notadas como, por exemplo, observar NCMs (Nomenclaturas Comuns do Mercosul) que estão incorretas no cadastro, impostos recolhidos a maior ou a menor, etc.

O perigo de ser autuado aumentou de forma considerável em relação aos anos anteriores. O surgimento daassinatura digital tornou possível que o fisco autue mesmo estando longe, visto que, ao transmitir os documentos para o SPED, o contribuinte assina digitalmente e homologa todos os dados contábeis e fiscais, afirmando que tudo o que consta no arquivo é verdadeiro. Tome cuidado com as multas digitais, a fiscalização pode aplicá-las e está de olho nas inconsistências de informações.

Entregar declaração, demonstrativo ou escrituração digital com dados imprecisos, incompletos ou a falta delesresulta em multas elevadas que podem colocar em risco o seu negócio!

Saiba como prevenir-se e nos consulte!

#cruzamento #speds #sped

₢ 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monica Ferraz de Almeida