Para uma empresa efetivamente crescer é preciso estar em conformidade legal


O sistema tributário brasileiro é composto por uma vasta legislação esparsa, repleta de exceções e algumas falhas, e sofre alterações a todo momento.

Com o advento dos documentos fiscais eletrônicos, a fiscalização ficou muito mais eficiente, analisando 100% das informações em tempo real. Os cruzamentos eletrônicos das receitas Federal e Estadual detectam e fornecem indícios para a realização de ações fiscais. Neste cenário é quase impossível as empesas não cometerem falhas ou deixar que elas existam em algum ponto.

Adotar a prática de auditoria eletrônica para minimizar as chances de erros na esfera tributária é, além de uma necessidade, uma decisão estratégica. As empresas que não se prepararem para isso poderão comprometer de maneira decisiva seus negócios, afinal convivemos com uma enorme carga tributária que impacta decisivamente no orçamento de qualquer organização. Falhas físicas geram grandes impactos financeiros e podem comprometer o negócio da empresa como um todo.

Estar em conformidade com as normas tributárias é essencial para um crescimento sólido e seguro. Todo o planejamento de uma empresa pode cair por terra com a chegada de uma fiscalização inesperada. Para certificar que os processos internos estão de acordo com as exigências legais na esfera tributária é preciso contar com o apoio de ferramentas de auditoria eletrônica, pois o tempo do profissional tributário da empresa e da assessoria de contabilidade, deve ser utilizado para solucionar problemas e não para procurar inconsistências.

Pensando nisso a Eza Contabilidade, por exemplo, adota em suas rotinas de trabalho vários recursos tecnológicos para agilizar e garantir um melhor resultado, além de maior exatidão e segurança tributária para seus clientes.

A tecnologia chegou para ficar em várias áreas do conhecimento. No campo tributário não poderia ser diferente, e a auditoria tributária eletrônica é essencial para minimizar os riscos fiscais e otimizar o tempo dos profissionais envolvidos. Além disso o uso desta tecnologia de auditoria eletrônica amplia o leque de serviços prestados ao cliente, reduzindo custos, com aumento de qualidade, agregando valor ao serviço prestado e trazendo muito mais segurança às empresas.

Neste caminho a Eza Contabilidade está constantemente aprimorando essa ferramenta altamente eficaz, para realizar diagnósticos nas obrigações acessórias a serem transmitidas para as Receitas e guiar os trabalhos de correção e melhorias de processos, tanto internos, quanto das empresas clientes.

Desta forma é possível prestar assessoria junto aos clientes, auditando inconsistências, antecipando análises que a própria fiscalização faz e apontar caminhos para minimizar riscos fiscais. A ferramenta também auxilia os clientes no cumprimento de intimações legais, montado fluxos de estoque, auditando inventários, verificando inconsistências e cruzando dados.

Além disso, desta forma é possível fazer revisões fiscais preventivas, um trabalho extremamente aconselhável, que deve ser feito ANTES que a empresa seja intimada.

Com a auditoria eletrônica é possível também realizar trabalhos específicos de revisão de estoque para empresas comerciais, montando fluxos de mercadorias, comparando saldos declarados e auditados, identificando omissões de entradas e saídas, ocorrências de saldos negativos e indicando as providências necessárias. E, finalmente, realizar perícias na área fiscal e partir do mapeamento de dados e das análises fornecidas pelo sistema.

Para uma empresa poder direcionar sua atenção ao que realmente é o foco do seu negócio e ao mesmo tempo suprir o complexo horizonte de obrigações fiscais e contábeis que surgiram nos últimos anos, é necessário o investimento em recursos tecnológicos e sem dúvida, contar com uma assessoria completa e extremamente dedicada à prevenção e ao cumprimento de todas as exigências legais, em temo hábil, com qualidade e resultado efetivo.

Resumindo: a auditoria eletrônica veio para facilitar a sua vida e a de sua empresa:

Veja abaixo 6 bons motivos para sua empresa auditar os arquivos fiscais antes de

Serem enviados ao fisco:

  • O PVA (Programa Validador e Assinador) não é um programa de auditoria. A malha fina (análises e cruzamentos avançados) são feitos posteriormente pelos computadores da receita.

  • A assinatura digital permite que o fiscal autue à distância, sem visitar o estabelecimento, solicitar documentos ou informações complementares.

  • Através da auditoria eletrônica o contador tem como alertar seu cliente sobre inconsistências no sped, evitando problema futuros.

  • As informações omitidas, inexatas ou incorretas podem acarretar multa de 3% sobre o valor das transações comerciais ou das operações financeiras contidas nos arquivos eletrônico.

  • O prazo para retificar um arquivo fiscal é de apenas 3 meses, depois deste prazo somente com autorização da receita.

  • A fiscalização está cada vez mais eficiente. Em 2013 constituiu mais de 190 bilhões de reais em créditos tributários, o maior resultado de sua história.


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