CARTILHA DO MTE SOBRE A PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA CLT PELO PROJETO DE LEI 6.787/2016


Fonte: Ministério do Trabalho – 22/03/2017

O Ministério do Trabalho editou uma cartilha que explica cada ponto do texto do projeto de lei da modernização da legislação trabalhista.

Proposto pelo próprio Ministério, o Projeto de Lei 6.787/2016 (em em tramitação na Câmara dos Deputados) é fruto de intenso diálogo com empresários e trabalhadores e de avaliações técnicas e consultas a juristas.

O texto foi concebido com a premissa de que não poderia haver redução de nenhum direito trabalhista – pelo contrário, o projeto reafirma e aprimora direitos assegurados na Constituição e na CLT.

Ele também garante segurança jurídica, ao conferir força de lei às convenções e aos acordos coletivos, fortalecendo a atuação sindical e evitando a judicialização de questões aprovadas por trabalhadores e empregadores.

Além disso, o projeto de lei visa criar oportunidade de ocupação com renda, por meio da abertura de novas vagas de empregos, e combater duramente a informalidade da mão de obra, com aumento do valor das multas e ampliação do quadro de fiscais.

Veja a cartilha abordando cada ponto do PL 6.787/2016 em forma de perguntas e respostas.

Clique aqui para acessar a cartilha


₢ 2018 - Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Monica Ferraz de Almeida