A mudança nas regras de conta salário foi feita pelo Conselho Monetário Nacional
O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou na última quinta-feira, 22, uma melhora na Conta Salário de forma que facilite a portabilidade de recursos entre bancos. As novas regras começam a valer no dia 1º de julho.
O chefe do departamento de regulação do sistema financeiro do Banco Central, Silva Brito e Silva explicou: “Essa transferência do salário poderá se dar também para uma conta de pagamento de instituições não financeiras. Atualmente, isso só poderia ser feito de uma conta de depósito para outra conta de depósito”.
E completou: “O usuário terá mais opções para o beneficiário […] Agora [a portabilidade], poderá ser pedida na instituição de destino, como ocorre na telefonia”, acrescentou Silvia.
De acordo com as regras definidas pelo Banco Central, será necessário que o banco ou instituição de pagamento tenha a confirmação da vontade do cliente, confirmar e garantir sua identidade, além de confirmar a autenticidade das informações. Mais detalhes da medida estão na Circular nº 3.900.
Será possível que, além de contas bancárias, os usuários transfiram recursos de conta-salário para contas de pagamento.
Para a portabilidade salarial, é necessária apresentação de documentos com nome completo, nome completo da mãe, data de nascimento, CPF, endereço e telefone do cliente.
Fonte: Blog Skill