EZA realiza palestra sobre o tema HOLDING E SUAS APLICAÇÕES

 

Além dos serviços contábeis oferecidos a seus clientes, a Eza Contabilidade possui em seu quadro fixo de colaboradores, uma equipe de profissionais da área jurídica, tributária e societária capaz de prover e garantir as informações, orientações e planejamentos demandados por seus clientes.

Ciente da importância da área jurídica e suas implicações a empresa promove constantemente palestras sobre temas de cunho jurídico que repercutem na vida das empresas e dos empresários. Neste sentido, no dia 4 de abril promoveu uma abordagem bastante específica sobre o tema Holding e suas aplicações com o advogado e contador Cassius Zenon da Silva, profissional que vem há anos desenvolvendo soluções nesta área e possui, inclusive, experiências de estruturações realizadas em outros países.

A palestra foi realizada no auditório da Eza, para uma plateia de mais de cinquenta pessoas, entre clientes, colaboradores e interessados em geral.

O Tema Holding e suas aplicações surge em um momento de necessidade de planejamento. Seja no papel de empresário, seja no papel de membro de uma família, organizar as atividades e o patrimônio pessoal, passou a ser uma realidade não só ao alcance, mas necessária a todos, de modo a garantir a perpetuidade dos negócios, a segurança do patrimônio da família e a otimização da carga tributária a que hoje todos somos submetidos.

Na palestra, ele abordou o conceito e os tipos de holdings, os objetivos da estruturação, as etapas e custos da formação e finalizou abordando especificamente a operação de uma holding, esclarecendo dúvidas e tornando o tema bem mais claro e acessível aos participantes.

Durante a abordagem do tema, Cassius salientou que a estruturação patrimonial por meio de holding, na sua ótica, possui pelo menos 03 (três) grandes fundamentações para que se verifique:

Organização do patrimônio e sucessão familiar: importante que os membros das famílias organizem seu patrimônio em vida. Com a holding controlando os negócios e patrimônio, a ausência de algum membro da família poderá ser melhor gerida em momentos de readaptação do núcleo familiar. Seja pela continuidade dos negócios, pelo seguimento da percepção de renda ou pela certeza de que todos os itens que compõem o patrimônio da família se encontram devidamente organizados e identificados, a existência da holding garante maior tranquilidade às fases de transição pelas quais todas as famílias passam. Além disso, ao se organizar societariamente, verdadeiros processos de sucessão podem se verificar de acordo com a vontade dos titulares do patrimônio e com possibilidade de grande redução das obrigações e custos decorrentes de morosos procedimentos de partilha de bens.

 

Proteção Patrimonial: regras específicas previstas na legislação brasileira vigente conferem às sociedades holdings, em razão de sua personalidade jurídica própria, status de excelente ferramenta para proteção do patrimônio angariado pela família. Insucessos ou dificuldades enfrentadas na vida particular dos membros da família, não terão o condão de afetar drasticamente o patrimônio organizado sob o abrigo da holding;

 

Otimização da carga tributária: principalmente nos casos em que o patrimônio imobiliário das famílias se configure como patrimônio gerador de renda (aluguel, compra e venda de imóveis), a estruturação através de uma holding é essencial para que os resultados dessas atividades tenham sua tributação melhor equacionada. Mesmo nos casos de execução de projetos de sucessão dos membros das famílias através das holdings, a redução e administração da carga tributária, se constitui em importante elemento.

 

Com o tema sendo de grande interesse, o evento transcorreu com a participação efetiva dos inscritos, restando, ao fim, num momento de interação com excelentes oportunidades para que as pessoas enquadrassem as questões propostas aos seus interesses particulares.

Please reload

    ₢ 2018 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por Monica Ferraz de Almeida