DCTF WEB

 

 

Desde o mês de julho/2018 deve ser apresentada pelos contribuintes a "DCTF Web", introduzida pela Instrução Normativa RFB 1.787/2018, mediante incorporação de dados aos módulos do eSocial.

 

A DCTF Web (Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais Web) é uma obrigação acessória que visa facilitar a declaração de contribuições e tributos para a Receita Federal. Anteriormente, estas contribuições eram declaradas através da DCTF offline.

 

O principal destaque da DCTF Web em relação à sua antecessora é a geração automática dos débitos. Isso é feito através de dados importados dos sistemas eSocial e EFD-Reinf. Sendo assim, é necessário que o contribuinte já seja usuário do e-Social e da EFD-Reinf para utilizar a DCTF Web.

 

Quando começa a obrigatoriedade da DCTF Web?

 

A obrigatoriedade da DCTF Web segue um cronograma semelhante ao utilizado pelos projetos eSocial e EFD-Reinf. Sendo assim, a DCTF Web é obrigatória:
 

· Para empresas com faturamento acima de R$ 78 milhões a partir de agosto de 2018*;

 

· Para o restante das empresas privadas a partir de janeiro de 2019;

 

Qual o prazo para entrega da DCTF Web?
 

A DCTF Web é uma obrigação mensal. Por isso, as declarações de um determinado mês devem ser entregues até o dia 15 do mês subsequente.

 

Neste primeiro momento, a DCTF Web será apenas das contribuições previdenciárias, mas futuramente, é provável que todas as obrigações acessórias sejam unificadas e todas as guias geradas pelo mesmo sistema.

 

Como os pagamentos serão realizados agora?
 

Após a transmissão da DCTF Web, o contribuinte poderá escolher qual obrigação tributária será paga. Ele irá escolher uma ou mais opções para realizar o pagamento, uma vez que na DCTF Web é permitida a geração de DARF em lotes.

 

TRIBUTOS QUE ENTRAM EM 2019:

 

INSS PATRONAL

INSS PREVIDENCIÁRIO

INSS PREVIDENCIÁRIO RURAL

INSS SOBRE RECEITA BRUTA

 

 

 

 

 

Please reload

    ₢ 2018 - Todos os direitos reservados
    Desenvolvido por Monica Ferraz de Almeida